
Ao longo das duas últimas décadas, o Brasil apresentou importantes avanços no campo da educação.
Acesso ao ensino fundamental está quase universalizado, com 94,4% da população de 7 a 14 anos incluídos nesse nível de ensino.
A proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio é mais que o dobro da existente em 1995, mostrando expressivo avanço no acesso à educação secundária.
Redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos.
Aumento no acesso ao ensino superior.
No entanto, o Brasil está entre os 53 países que ainda não atingiram e nem estão perto de atingir os objetivos de Educação para Todos até 2015.
A UNESCO, sendo a agência incumbida da coordenação da política global em direção à Educação para Todos (EPT), monitora a implementação das atividades, avaliando os progressos realizados, analisando as políticas efetivamente formuladas, disseminando conhecimentos sobre as boas práticas e alertando quanto aos desafios emergentes.
Essa contribuição parece ser de importância particularmente crítica para o Brasil, como país do E-9. Nessa linha, a UNESCO pode ter papel singular, contribuindo para a harmonização das estatísticas educacionais brasileiras e disseminando-as em escala mundial.
Leia mais: Objetivos da Educação para Todos no BrasilObjetivo Estratégico 1: primeiro objetivo estratégico da UNESCO no BrasilObjetivo de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas 2: atingir o ensino básico universal Documentos: Relatório de Monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008: educação para todos em 2015; alcançaremos a meta? (PDF, 945 Kb)Instrumentos Internacionais: traduções para o português de documentos normativos internacionais da UNESCO na área de EducaçãoBibliografia em Educação Universal em português: resultado de busca na base de dados UNESDOC
Reportagem
Unesco
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