Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

Educação para Todos no Brasil


Ao longo das duas últimas décadas, o Brasil apresentou importantes avanços no campo da educação.

Acesso ao ensino fundamental está quase universalizado, com 94,4% da população de 7 a 14 anos incluídos nesse nível de ensino.

A proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio é mais que o dobro da existente em 1995, mostrando expressivo avanço no acesso à educação secundária.

Redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos.

Aumento no acesso ao ensino superior.

No entanto, o Brasil está entre os 53 países que ainda não atingiram e nem estão perto de atingir os objetivos de Educação para Todos até 2015.

A UNESCO, sendo a agência incumbida da coordenação da política global em direção à Educação para Todos (EPT), monitora a implementação das atividades, avaliando os progressos realizados, analisando as políticas efetivamente formuladas, disseminando conhecimentos sobre as boas práticas e alertando quanto aos desafios emergentes.

Essa contribuição parece ser de importância particularmente crítica para o Brasil, como país do E-9. Nessa linha, a UNESCO pode ter papel singular, contribuindo para a harmonização das estatísticas educacionais brasileiras e disseminando-as em escala mundial.

Leia mais: Objetivos da Educação para Todos no BrasilObjetivo Estratégico 1: primeiro objetivo estratégico da UNESCO no BrasilObjetivo de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas 2: atingir o ensino básico universal Documentos: Relatório de Monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008: educação para todos em 2015; alcançaremos a meta? (PDF, 945 Kb)Instrumentos Internacionais: traduções para o português de documentos normativos internacionais da UNESCO na área de EducaçãoBibliografia em Educação Universal em português: resultado de busca na base de dados UNESDOC

Reportagem

Unesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário