O objetivo de desenvolvimento do Brasil é proporcionar a todos os brasileiros o acesso à informação de qualidade e ao conhecimento, em ambiente pluralista, com liberdade de imprensa e de expressão.
A UNESCO identificou os seguintes desafios na área de comunicação e informação para construir suas estratégias de contribuição ao país nos esforços para alcançar seu objetivo de desenvolvimento:
Ultrapassar as resistências à discussão do marco legal e introduzir o tema, formalmente, na agenda pública.
Ultrapassar as resistências à maior transparência quanto às informações produzidas pelo Estado, especialmente as históricas.
Aprimorar a estrutura dos centros de formação de jornalistas e as ferramentas à disposição das redações para a qualificação da cobertura.
Dificuldades apresentadas por setores da administração pública em compreender a prioridade em aprimorar os modelos de gestão.
Capacitação de professores no uso de TICs na educação. Desenvolimento de metodologias de avaliação de resultados do uso de TICs na educação, bem como de padrões de competências no uso dessas tecnologias.
- Desafio do país: Baixo envolvimento dos públicos-alvo na definição das políticas a eles dirigidas, informação em linguagem e conteúdos inapropriados não atingem os públicos-alvo específicos (especialmente jovens). Grandes desafios na disseminação adequada da mensagem sobre temas sensíveis (como HIV/Aids) para populações específicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário