Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

A cidade de Arari vai ganhar a Estação do Conhecimento



Jovens de Arari terão acesso a atividades esportivas, culturais e outros conhecimentos capazes de ajudar na capacitação profissional deles. O município vai ganhar a Estação do Conhecimento. É uma iniciativa da Fundação Vale, que será administrada pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, OSCIP, que conta com parceiros, como a prefeitura de Arari e entidades civis, além de instituições estaduais e federais. O diretor presidente da Fundação Vale, Sílvio Vaz, conta como vai funcionar a Estação do Conhecimento.
 Estação Conhecimento: um projeto social inovador
Criada em conjunto com poder público e sociedade civil, Estação Conhecimento, instituição do terceiro setor, visa contribuir com o desenvolvimento humano e econômico das áreas onde a Vale atua.
A Fundação Vale tem um novo e ousado projeto socioeducativo voltado aos jovens entre sete e 19 anos: a Estação Conhecimento – Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico. Através do projeto, os jovens serão beneficiados com programas nas áreas de esporte, cultura e educação profissional, atendendo suas potencialidades físicas, emocionais e intelectuais.
A intenção é promover ações integradas, de longo prazo, que contribuam para o desenvolvimento integral da pessoa – físico, emocional e cognitivo – de maneira a fazer com que os jovens tenham autonomia e condições de sonhar e conquistar seus sonhos.
Respeitando as vocações produtivas locais, o conhecimento adequado para região é trabalhado, elegendo cadeias produtivas com maior valor agregado, que possam ganhar escala de produção. Nesse sentido, essas cadeias são organizadas junto aos produtores. Eles recebem apoio técnico e encontram na Estação a tecnologia e articulação necessária para o processamento e comercialização da produção.
Com a intenção de disseminar conhecimentos, novas tecnologias e formas de ensinar, a maioria dos profissionais que trabalham nas Estações Conhecimento é de funcionários públicos cedidos pela prefeitura parceira. Esses profissionais são capacitados para estimular práticas educativas relacionadas ao cotidiano dos alunos e das comunidades. É um legado sistematizado e institucionalizado, para as regiões e municípios onde atuamos.


A Estação irá desempenhar o papel de agente articulador de redes sociais para o desenvolvimento de 31 núcleos, com gestão compartilhada entre a Vale, o poder público e a sociedade. O primeiro deles foi inaugurado em outubro, em Tucumã (PA), região onde a Vale mantém o projeto de níquel da Mina de Onça Puma. Até 2010, serão construídos outros núcleos no Pará e também nos estados do Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, beneficiando um total de 31 mil crianças e adolescentes.
Fonte: Fundação Vale 

Nenhum comentário:

Postar um comentário